Icone Social
Follow Us

Pingo de Fortaleza

Pingo de Fortaleza, nascido em 08/02/1963, em Fortaleza-CE,  é cantor, compositor, violonista escritor, pesquisador e gestor cultural, tem especialização em Arte Educação e Cultura Popular pela Faculdade Darcy Ribeiro.

Iniciou sua carreira no início da década de 1980 nos movimentos estudantis secundarista e universitário na capital cearense.

Pingo de Fortaleza é autor de 28 discos autorais de diversas temáticas e timbres  que  versam da epopeia de Canudos ao universo afro do maracatu cearense, passando por questões filosóficas, existenciais e afetivas e que  misturam timbres e influências musicais, que vão do armorial ao pop,  da música clássica e instrumental aos batuques dos maracatus.

Autor de livros e projetos sobre o universo do maracatu cearense e a historicidade da música do Ceará, tais como, Pérolas do Centauro – 40 Anos da Música do Ceará e Pérolas – O Feminino no Cancioneiro Cearense, além de Singular e Plural – A História e a Estética do Maracatu Cearense Contemporâneo, entre outros.

Pingo de Fortaleza é idealizador de vários eventos do calendário cultural cearense, com por exemplo:  Festival Fortaleza Instrumental, Brincar de Maracatu, Tambores Ancestrais na Noite Escura e Batuque dos Encantados, entre outros. Durante anos coordenou o Festival de Inverno da Serra da Meruoca  e o  Acampamento Latino-Americano da Juventude de Tremembé- Icapuí-CE.

Coordenador de inúmeros mapeamentos municipais de cultura de municípios do Estado do Ceará, como Icapui, Quixadá, Horizonte, Aquiraz e Meruoca, entre vários, Pingo de Fortaleza é um dos idealizadores do Maracatu Solar, da Orquestra Solar de Tambores e da Cia Solar de Danças, Programas de Formação Cultural vinculados a Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar, da qual foi fundador e presidente e hoje ocupa a função de Coordenador de Programas e Projetos.

É autor de mais de 200 canções gravadas  por diversos intérpretes brasileiros e com turnês e shows por todo território brasileiro e no exterior (Suécia, Alemanha, Espanha, Suíça, etc.).

Como realizador audiovisual é diretor e roteirista em parceria com Vinícius Alves do documentário “Pérolas do Centauro” e diretor e roteirista dos documentário “Mulheres na Noite – Música em Fortaleza” e “Pelos Caminhos do Conselheiro” ( ambos em fase de finalização 2019).

Minhas Produções

Discografia

Livros

Iconografia

Partituras